Obrigado por visitar meu blog

Frases de livros lidos por mim.

E-mail: slluisramos@gmail.com

quarta-feira, 5 de maio de 2021

As Parábolas de Jesus Comentadas Por John MacArthur - John MacArthur




 Resumindo, as parábolas de Jesus tinham um propósito duplo claro: elas escondiam a verdade das pessoas satisfeitas consigo mesmas, que se considerava sofisticada demais para aprender algo dele, enquanto a mesma parábola revelava a verdade às almas ansiosas que tinham a fé de uma criança - àquelas pessoas que tinham fome e sede de justiça.


Nenhum incrédulo jamais compreenderá os mistérios do Reino filtrando essas histórias com a peneira da sabedoria humana.


A parábola estende a comparação e a transforma em uma história mais longa ou em uma metáfora mais complexa.


Uma fala confusa é, normalmente, de um pensamento confuso . Se os homens pensam em nuvens, eles pregarão nuvens.


Seu coração estava à vista, e ele dizia o que tinha em mente numa linguagem tão direta e clara que até mesmo os mais pobres os pobres e os mais inferiores dos inferiores queriam ouvi-lo.


Eis o meu servo, a quem escolhi, o meu amado, em quem tenho prazer. Porei sobre ele o meu Espírito, e ele anunciará justiça às nações. Não discutirá nem gritará; ninguém ouvirá sua voz nas ruas. Não quebrará o caniço rachado, não apagará o pavio fumegante, até que leve a vitória a justiça. Em seu nome as nações porão sua esperança.

Mateus 12. 18-21


O caniço rachado e o pavio fumegante na profecia de Isaías simbolizavam um povo danificado e disfuncional. Em vez de descartar os marginalizados, o Messias de Israel os acolheria, os instruiria, os curaria e lhes serviria. Até mesmo os gentios viriam a confiar nele.


Deus foi manifestado em corpo,

justificado no Espírito, 

pregado entre as nações,

crido no mundo,

recebido na glória. 

Timóteo 3. 16


É o cúmulo da arrogância acreditar que um pecador caído possa satisfazer suficientemente o padrão perfeito da justiça de Deus ou, de alguma forma, conquistar seu favor tentando encobrir sua culpa com suas próprias obras imperfeitas.


O reino de Deus é um tesouro celestial enterrado no campo deste mundo pobre, falido e amaldiçoado. É de um valor grande o suficiente para tornar imensamente rico, por toda a eternidade, cada um dos habitantes pobres, miseráveis, cegos e pecaminosos. O tesouro inclui salvação, perdão, amor, alegria, paz, virtude, bondade, gloria, vida eterna no céu, a presença de Deus sobre seu sorriso e o próprio Cristo. Literalmente tudo de valor eterno é incluído no tesouro do Reino.


Nada trago em minhas mãos; simplesmente me agarro na cruz.


As pessoas que acusam Deus de ser injusto quando ele demonstra graça às pessoas que menos merecem simplesmente não entendem o princípio da graça. Justiça plena significaria a morte imediata para todo pecador, pois "o salário do pecado é a morte" (Romanos 6: 23). A verdade é: no fundo não queremos o que é "justo". Todos nós precisamos desesperadamente de graça e misericórdia.


O denário era uma moeda de prata romana que continha pouco menos de quatro gramas de prata. Era o pagamento típico de um soldado que servia no exército romano, e era um salário respeitável (O nome denário deriva de uma palavra latina que significa "dez", pois o valor original da moeda era equivalente ao valor de 10 jumentos.)


Ninguém de nós recebe parte do céu; todos nós receberemos todo ele!


"Tu, Senhor e Deus nosso, 

és digno de receber a glória, a honra e o poder, 

porque criaste todas as coisas,

e por tua vontade elas existem e foram criadas."


Todos os esforços de alcançar isso por força própria o deixarão humilhado. Por isso, "quem se exalta" - ou seja, aquele que acredita conseguir salvar a si mesmo, adquirir justiça por conta própria ou merecer o favor de Deus por meio de suas obras - "Será humilhado" no sentido mais severo da palavra; será esmagado pelo juízo divino e sofrerá perda e castigo eterno, porque Deus "se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes".

1 Pedro 5:5; Tiago 4; 6.


Já ouvi pessoas dizerem: "Se eu tivesse mais, eu daria mais."Não, não daria. Pessoas verdadeiramente fiéis são generosas por causa de seu caráter, não por causa de suas circunstâncias. A viúva que possuía praticamente nada deu tudo que tinha. Muitas pessoas que têm tudo dão nada.


Tudo que temos nos foi confiado - não só o dinheiro que doamos à igreja ou à caridade. Tudo que temos pertence a Deus, e tudo deve ser usado para sua glória. "Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus". Tiago 10: 31.

Nenhum comentário:

Postar um comentário