Havia uma pressão para o povo ceder e andar conforme o mundo, e, assim, e esquecer-se da aliança era constante, mas Saulo cresceu para resistir à pressão, e isso significava "zelo".
"Shema Yisrael, Adhonai Elohenu, Adhonai Achad" - "Escute, ó Israel: o SENHOR, nosso Deus, o SENHOR é um!"
Idolatria e imoralidade andam de mãos dadas, como sempre foi o caso. Israel devia ser a Única Noiva do Único Deus, em uma ligação matrimonial inquebrável, e o rompimento da união matrimonial humana era um sinal, um sintoma da quebra de aliança divina.
Até o dia de sua morte, Paulo permaneceu intensamente leal ao Deus de Israel, visto em um foco novo e ofuscante, em Jesus.
A palavra "satã" é o termo hebraico para "acusador", usado popular e vagamente como referência ao poder obscuro que parece agarrar, distorcer e, em último caso, destruir sociedades humanas e indivíduos.
Contudo, ao ver um amigo prestes a atravessar a rua ignorando aquele trânsito contínuo e levando consigo um grupo, atitude mais amorosa que você pode ter é gritar para que todos parem imediatamente, e foi exatamente isso que Paulo fez.
Paulo o descreve na primeira pessoa do singular ("eu") não pode se exaltar como um exemplo brilhante de determinada experiência espiritual; ma verdade, o argumento é que, se até ele, um judeu zeloso, teve de trilhar esse caminho, então era óbvio que havia apenas um caminho a seguir.
A outra palavra grega da qual Paulo faria uso é, obviamente, ágape, "amor" - porém, uma vez mais, nosso termo em português é tão gasto que podemos facilmente deixar de reconhecê-lo ao nos depararmos com ele, como o míope que deixa de reconhecer a pessoa amada. O que frequentemente não percebemos é que ágape significa o mundo , e mais do que o mundo. "O filho de Deus me amou".
Apóstolos são como prisioneiros maltrapilhos no final de uma procissão triunfal, a caminho de uma morte vergonhosa, e isso é parte da questão, mas também a fonte do poder.
Que, embora na forma de Deus, não
Considerou sua igualdade com Deus
Como algo que devia explorar;
Antes, esvaziou-se,
E recebeu a forma de um servo,
Nascendo em semelhança de ser humano.
E então, tendo aparência humana,
Humilhou-se, tornando-se
Obediente até a morte,
Sim, morte de cruz!
Por isso Deus o exaltou grandemente,
E a ele este favor foi dado,
O nome que está acima de todo nome:
Para que agora, ao nome de Jesus
Se dobre todo joelho,
nos céus, na terra e debaixo da terra;
E toda língua confesse
Que Jesus, o Messias, é Senhor,,
Para a glória de Deus, o pai.
"Nós é que somos a 'circuncisão'" é uma declaração de tirar o fôlego.
Apesar disso, formar e sustentar casamentos em que homem e mulher se sujeitam um ao outro talvez seja ainda mais difícil, uma vez que concessão e solução superficial são fáceis, mas se sujeitar à versão plena do discipulado é alistar-se para a guerra espiritual.
Judeus exigem sinais, gregos buscam sabedoria, mas tudo o que recebem é um Messias crucificado.
Como as nações invocarão o Messias sem crer nele? Como poderão crer se não ouvirem? "Como ouvirão se ninguém lhes anunciar a mensagem? E como alguém fará tal anúncio a menos que seja enviado?"
"Não tratem ramos com desprezo", os ramos que foram quebrados da oliveira original por causa da incredulidade. Deus pode enxertá-los outra vez.
O poder das trevas fez o pior que pôde. Mas uma vez, Paulo colocou sua fé no Deus que ressuscita mortos.
Toda sujeira e loucura do mundo acaba em Roma, cedo ou tarde. Sim, Paulo teria pensado ao ouvir tal comentário: loucura para os gentios, escândalo para os judeus. Nada de novo então.
Paulo tinha mais medo de não ser verdadeiro para com o evangelho do que de quaisquer consequências que sua proclamação "ousada" provocaria.
Depois de ter sido aprisionado sete vezes, enviado para o exilio, apedrejado e pregado no Oriente e no Ocidente, Paulo obteve uma glória genuína por sua fé, tendo ensinado justiça ao mundo todo e chegado aos limites mais remotos do Ocidente. Por fim, depois de ter dado testemunho perante as autoridades, Paulo deixou o mundo e foi ao lugar santo, tornando-se um exemplo impressionante de perseverança e paciência.
Quando nos perguntamos o motivo pelo qual Paulo, tendo em média setenta ou oitenta páginas de texto atreladas ao seu nome na Bíblia, foi muito mais bem-sucedido que outros grandes escritores da antiguidade - os Cíceros e os Sênecas - e, nesse sentido, mais do que grandes intelectuais públicos e fundadores de movimento de seu tempo e do nosso, essa gama de escritos - de insistente a cativante, de profético a poético, de rigor intelectual a defesa passional - deve ser à resposta. O homem capaz de escrever Filemom e Romanos lado a lado era um homem para toas as estações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário